24 janeiro 2007

Pistas de Portugal - O Roteiro

Os grandes feitos da Aeronáutica, não têm de ser necessariamente realizados aos comandos de um avião.
Neste pais de modestos costumes aeronáuticos, onde a burocracia e os ratos de escritório imperam mais que os audazes pilotos de tempos idos, alguns feitos da aviação portuguesa passam bem despercebidos.

Exemplo disso é o extraordinário site de Júlio César “Pistas em Portugal – O roteiro”
Não me esqueço que certo dia, quando comecei a tirar o curso de ultraligeiros na Pelicano, apareceu um senhor, na altura desconhecia completamente o Júlio, que distribuiu por todos os alunos um CD intitulado “Roteiro”. O CD foi-me então oferecido, para meu espanto, simplesmente com um sorriso. Mais tarde já em casa apreciei o trabalho, mas sei que, como provavelmente muitos outros não lhe dei então a devida atenção.

Hoje não deve haver semana em que praticamente não visite o roteiro do Julio César para tirar duvidas ou planear o meu voo de fim de semana. O Roteiro “Pistas em Portugal” é um ponto obrigatório para todos os pilotos sejam eles de Ultraleves, de Aviação Geral ou meros curiosos da Aviação. E é uma das melhores senão mesmo a melhor compilação democrática de pistas deste pais. Digo democrática por incluir TODAS as pistas, sejam internacionais, privadas, ou mesmo encerradas. Para além disso é gratuito e frequentemente actualizado, coisa rara nos dias de hoje.

Foi com imenso prazer que há uns meses atrás fui contactado pelo Júlio César no intuito de o autorizar a utilizar uma das minhas fotos (a do aeródromo de Santa Cruz), foi um imenso prazer puder contribuir ainda que modestamente para o Roteiro “Pistas em Portugal”. Por mim o Júlio César está mais que autorizado a usar e abusar das minhas fotos.

O Roteiro “Pistas em Portugal” é muito mais que muitos sites de Aviação, muito mais que muitas Associações e muito mais que muitas empresas e garanto-vos que é único a nível Europeu a ser feito por um único indivíduo, com qualidade, pormenor e sem fins lucrativos.

Por tudo isto, pelo trabalho altruísta e pelo uso pessoal que faço do Roteiro “Pistas em Portugal”
Um muito obrigado e parabéns ao Júlio César

http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html

11 janeiro 2007

AOPA

A AOPA (Aircraft Owners and Pilots Association) não nos deixa de surpreender. O site já tem bastante tempo de actividade mas para aqueles que não o conhecem recomendo-o vivamente.

Especialmente recomendado é a página dos cursos online http://www.aopa.org/asf/online_courses/. Simplesmente fantástico e cativante.

Já agora, para os mais distraídos, também já existe por cá a AOPA Portugal (http://www.aopa.pt/) e tem um site bastante dinâmico, com informações úteis e exclusivamente direccionadas para o que interessa. Pelo que percebi os ultraleves são bem recebidos. O fórum publico é de especial interesse, discute-se AVIAÇÃO e ponto final !!!

Enfim, uma opção a ter em conta.

04 janeiro 2007

Curiosidades da Net

Faça-se uma busca no conhecido GOOGLE ao tema “Aviação Ultraligeira” e somos presenteados com inúmeros sites portugueses com esta referência.

A Pelicano surge em primeiro lugar, até aqui tudo bem. Segue-se o excelente trabalho de Júlio Cesar com o site dos Aeródromos de Portugal, parece-me também que até aqui tudo bem, no entanto o link abre a página do aeródromo de Tomar, vá-se lá saber porquê. Mais uma vez no entanto, tudo bem também, afinal é malta porreira, aeródromo 5 estrelas, etc.

O terceiro link é para a APAU, tudo bem também, não fosse a infelicidade do titulo escolhido “APAU – Aviões, acidentes e notícias”.


E depois admiram-se de os jornalistas associarem imediatamente a Aviação Ultraligeira aos acidentes !!!

A Net tem cada coisa !!!


(Nota, esta busca foi realizada dia 3 de Janeiro, como o Google é dinâmico, ao contrário de outros sites, pode ser que a coisa mude)